Em primeiro lugar, gostaríamos de agradecer a todos que se inscreveram na chamada pública.

Tivemos 54 inscrições, sendo 4 repetidas. Dessas 50, tivemos inscrições de 14 estados (incluindo DF), nas 5 regiões brasileiras, em 39 municípios diferentes. Foram cestas agroecológicas de diferentes modelos, maturidades e escalas, mas trazendo experiências incríveis.

Para ajudar nessa difícil tarefa de selecionar apenas duas para realizarmos a assessoria, convidamos uma Comissão de Seleção externa ao projeto. O formulário de cada iniciativa foi avaliada por três avaliadores, sendo dois da equipe e um da Comissão. A comissão foi formada pelos seguintes membros:

– Layssa Maia – Coordenadora do projeto CACI/SOLTEC/UFRJ

– Felipe Addor – Professor e Diretor geral do NIDES/UFRJ

– Camila Laricchia – Professora e Coordenadora do LITS/UFRJ

– Carolina Soares – Pesquisadora-Extensionista do projeto CACI/SOLTEC/UFRJ

– Rosana Kirsh – Cooperada da EITA – Cooperativa de Trabalho Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão.

– Alan Tygel – Cooperado da EITA.

Gostaríamos de ressaltar que em alguns formulários havia pouca informação para avaliar todos os critérios do edital, devido a preenchimentos muito sucintos. Sempre que possível os avaliadores buscaram informações nos sites, redes sociais etc das iniciativas, além de buscar mais informações na internet.

Dessa forma, após deliberação coletiva da comissão e da equipe, decidiu-se aumentar para 3 iniciativas que serão assessoradas. Além disso, outras 38 iniciativas foram selecionadas para receber hospedagem gratuita. Infelizmente, 9 iniciativas foram desclassificadas por falta de informações ou por não estarem dentro dos critérios do edital.

A seguir, a lista final das iniciativas classificadas: